livro-destaque
gratuito

Mídia e Construções Identitárias

Processos Socioculturais

A presente coletânea tem a proposta de debater as intersecções entre mídia, construções identitárias e processos socioculturais, históricos e políticos relacionados. A seleção de autores e autoras foi feita a partir do entendimento de que na contemporaneidade estão acontecendo alguns processos importantes nos modos de construção das identidades; os quais, por sua vez, são representados na mídia e, assim, são fortalecidos ou enfraquecidos por ela, de acordo com os seus públicos. Assumimos o pressuposto, então, de que a mídia – em seus variados produtos e anunciantes –, representa versões das construções identitárias de seus públicos; as quais, por sua vez, são recepcionadas e “reconstruídos” por eles (leitores, ouvintes, telespectadores, etc.). O importante é que variáveis da construção identitária são representadas pela mídia, de acordo com o público a que se destinam, em textos verbais e não-verbais. A partir de então, há de se pensar na relação entre essa “reflexividade”, com os modos pelos quais os indivíduos passam a entender a si mesmos e aos outros em dada conjuntura. Individualmente, a autorreflexividade seria o mesmo que uma “narrativa do eu”; ou ainda, para Giddens (1993, p. 88, grifo nosso), “se o indivíduo quiser combinar autonomia pessoal com um sentido de segurança ontológica, a narrativa do eu tem de ser, na verdade, continuamente reelaborada, e a ela alinhadas as práticas do estilo de vida”. 

 

 

Nossas publicações

Alternate Text
E-book
Ebook

Luz, Câmera e Análise

Ver livro
Alternate Text
E-book
Ebook

Psicologias e suas Interfaces

Ver livro
Alternate Text
E-book
Ebook

Imagens, Discursos & Textualidades Culturais

Ver livro

Ver Blogs

Alternate Text

Coletânea reúne pesquisas sobre humor na mídia brasileira

Ver Noticias
Alternate Text

Edital para seleção de artigos

Ver Noticias
Alternate Text

Economia Criativa é tema de nova coletânea

Ver Noticias