livro-destaque
gratuito

Esse filme é de verdade?

Os limites entre ficção e realidade na era do index appeal

O autor Jeferson Ferro é formado em Letras e mestre em Literatura Inglesa pela UFPR, e doutor em Comunicação (linha Cinema) pela UTP. Tem especial interesse pelo tema da verossimilhança e sua manifestação em narrativas contemporâneas.

[...] Não chega a ser surpreendente o fato de até mesmo uma criança ser capaz de fazer, automaticamente, a distinção entre as duas grandes categorias narrativas do audiovisual, ficção e não-ficção. Saber separar os discursos que falam diretamente da realidade daqueles que tratam de universos ficcionais é uma habilidade essencial à vida social. Sejam as narrativas inspiradas pela realidade que nos cerca, ou sejam elas tentativas de criação de mundos fantásticos, a forma como realizam certas escolhas estéticas e se apresentam para o público define seu grau de verossimilhança, o que pode determinar como elas são aceitas.

[...] Este livro tem três objetivos: produzir uma reflexão teórica sobre o conceito de verossimilhança a partir da oposição entre as categorias ficção x não ficção nos estudos da narrativa, na literatura e no cinema, desde suas origens em Platão e Aristóteles até os dias atuais; caracterizar o cenário comunicacional contemporâneo com base no conceito semiótico de index appeal; analisar três filmes de destaque produzidos entre 2014 e 2015, em contextos bastante distintos, que foram escolhidos por problematizarem a questão das fronteiras entre a ficção e a não ficção, seja no âmbito estético ou no seu enquadramento categorial. 

Nossas publicações

Alternate Text
E-book
Ebook

Umbanda, Cultura e Comunicação

Ver livro
Alternate Text
E-book
Ebook

Artes & Discursos na Contemporaneidade

Ver livro
Alternate Text
E-book
Ebook

Educação e Políticas Inclusivas

Ver livro

Ver Blogs

Alternate Text

Mídia, consumo e imaginário brasileiro são tema de coletânea

Ver Noticias
Alternate Text

A mitologia como estratégia de branding

Ver Noticias
Alternate Text

Coletânea reúne pesquisas sobre humor na mídia brasileira

Ver Noticias