Consumo e Cultura Pop
Análises dos conteúdos da cultura pop
Internet, televisão, cinema, games, quadrinhos, animações, música, religião, publicidade. Estamos cercados de mídias, de mensagens, de linguagens que foram um dia criadas e hoje possuem uma lógica própria, parecem se comportar e pensar por si mesmas. A cultura pop é uma etapa “evolutiva” da cultura de massa. A versão definitiva do livro de Mary Shelley, publicada em 1831, nos dá pistas do que se trata a cultura pop. O pop representa esse monstro, um Frankenstein, criado a partir de fragmentos humanos que se rebela contra seu criador e avança pelo mundo buscando sua identidade, seu eu. Aos especialistas ou cientistas sociais – prepotentes doutos das ciências culturais – resta observar a criação caminhando com as próprias pernas. Os analistas da cultura, tais quais prometeus modernos, sabem que a cultura pop ainda não chegou a seu apogeu. Ela agora invade os aparelhos, os equipamentos e, quem sabe (um dia), se conectará diretamente a nossas mentes. Já tem até uma categorização para esse novo estágio da cultura: a realidade pós-massiva, a internet das coisas. Aproximar consumo e cultura pop é um movimento “natural”, pois vivemos um momento que não sabemos diferenciar produtos, imagens e discursos produzidos pela humanidade da humanidade produzida pelas imagens, produtos e discursos. Como Yin e Yang, o consumo é pop e o pop é consumo. Há uma interdependência, uma simbiose e somente a academia, com suas lupas, críticas e olhares consegue separar em partes para compreendê-las isoladamente e no todo. Seria possível prever para onde o nosso Frankenstein está caminhando? Aterrados, apenas constatamos que o monstro está vivo e devora tudo e todos, vomitando outras formas de ser e de estar em sociedade. Tudo o que era sólido se desmanchou no ar e o que era líquido se evaporou. A sensação que tenho é que estamos num voo à cegas. Esse é o nosso mundo. Este livro é fruto de um projeto de extensão, o primeiro Seminário de Consumo e Cultura Pop, criado pelo grupo de pesquisa ECCOS – Estudos em Comunicação, Consumo e Sociedade – em parceria com a disciplina Consumo Cultural e Midiático, ministrada por mim entre agosto e dezembro de 2019, no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM-UFPR). Figuram como autores deste livro os conferencistas da primeira edição do seminário e os alunos – mestrandos, doutorandos, alunos de outros programas e especiais da disciplina mencionada. E esta obra traz uma novidade: no final do livro, após os tradicionais capítulos, três capítulos foram desenhados por alunos de graduação, dos cursos de Publicidade e Relações Públicas da UFPR, na disciplina de Mitologia do Consumo, também ministrada por mim no segundo semestre de 2019. Eu disse "desenhados" poruqe é isso mesmo, são capítulos visuais, ou seja, com a linguagem da infografia os alunos realizaram um belo trabalho de mitocrítica de produtos da cultura pop.
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